Neste blog você pode descobrir um pouco de magia, segredos de beleza ciganos, e saber o que seu prório destino lhe reserva. Visite também o Site: http://artecigana.no.comunidades.net/
FESTA CIGANA - 2010
" O Céu é meu Teto, A Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião"
Minha Mentora e Guia. Quem me deu o don de leitura das cartas, Rasão da existência deste belo trabalho!!!
Calendário 2009
Calendário Lunar
CURRENT MOON
O Céu Agora Está Assim
Nas Mãos da Cigana
Só de olhar rápido para a nossa mão, as ciganas já sabem dizer se somos espíritos velhos, que já vieram ao mundo em várias encarnações, ou se estamos começando agora uma seqüência de vidas. Elas levam esse dom a sério: a leitura não se restringe à adivinhação do futuro, mas é um instrumento de autoconhecimento.
Rituais
O batismo livra a criança dos demônios. O funeral é uma festa (pamana). Há também festas da primavera, com ritos de fertilidade, e as de outono. O casamento tradicional, o único válido, é feito diante dos ícones* da família, e nele há sempre um rapto real ou simulado seguido de verificação da virgindade da noiva. Gade, o pedido de casamento, é feito pelo pai do rapaz, que discute com o pai da noiva o montante do dote (daró). O casamento, que é precoce (13-15 anos), é endogâmico, de preferência no mesmo subgrupo ou, pelo menos, no mesmo grupo. É acompanhado de grandes festas (abjov).
A Beleza dos Ciganos
Em geral são belos. Morenos, dolicocéfalos, olhos grandes e vivos, rosto ossudo, fronte estreita, nariz adunco, dentadura magnífica, andar vivo e irregular. Naturalmente elegantes, têm porte e majestade. Gesticulam em demasia. Ardentes e alegres, atingem grande longevidade. As mulheres são bonitas e graciosas, embora envelheçam precocemente devido à excessiva exposição ao sol, pela vida nômade. Mas usam enfeites, talco, pôs de atração, mil saias e sabem fazer bem o amor.
O Nomadismo
Apesar das diferenças locais e dos regionalismos, eles mantêm ainda vivos os traços fundamentais: o nomadismo permitiu a preservação dessa cultura diante dos ataques de que sempre foram alvo. Na Idade Média eram queimados em fogueiras. Hitler também os queimou em fornos crematórios.
Tendas e Carroças Embora todos tivessem sido nômades, é entre os rom que se encontra hoje mais facilmente o nomadismo em estado puro. Apreciam o ar livre e amam dormir á luz das estrelas, mesmo os sedentários. Habitam em tendas (ceras) de porta aberta para o sul ou na direção oposta ao vento, ou em grandes carroças pintadas sobre rodas. Alguns vivem em abrigos subterrâneos, como nos Cárpatos, ou em grutas abertas na argila, como na região de Almeria. Em Portugal os ciganos não fizeram o artesanato, tinham as profissões de contratadores e tratadores de cavalos. Segundo João de Barros, seriam chefiados por condes. Acusados de furto (1525 ou 1535) e de viverem em ranchos ou quadrilhas. Ao tempo da Restauração (1640), 250 ciganos serviam no exército de D. João IV.
Reis e kakus
Os chefes (Kapo ou Rom Baro), ou voivoda, na Europa central, são as únicas autoridades. Embora haja referências a reis ciganos, não existe nem nunca existiu organização geral ou internacional de ciganos. Os grupos são autônomos. Os chefes governam assistidos por um conselho, em cujas decisões comuns a mulher velha (phuri daj) tem grande influência, sendo consultada por qualquer decisão importante.
Dengos e Cultura
As narrativas ritmadas por repetições paralelísticas transmitem a história do grupo ou destinam-se a distrair e divertir. São a memória dessa gente sem escrita. Nela está a poesia que também se manifesta no canto e na dança. O canto flamengo da Amazônia está ligado aos gitanos calés. _________________________________________ * Ícones: imagens, santos. ** Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Jacobé.
Cigano trabalha?
O trabalho tem para o cigano um valor meramente utilitário, e não um valor moral como para o gadjo. As ocupações a que em geral se dedicam harmonizam-se com seu modo de vida itinerante: artesanato do cobre e da palha, caldeireiros e ferreiros. Por vezes são criadores e vendedores de cavalos, amestradores de ursos e macaquinhos saltimbancos. As mulheres ciganas lançam sortes e lêem a sina com tarôs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário